Doutrina

Direito Patrimonial Disponível da Administração Pública: Tentativa de Definição
Descrição

O presente estudo pretende contribuir com a definição de direito patrimonial disponível da Ad-ministração Pública. A relevância do tema decorre da necessidade de delimitação dos conflitos passíveis de solução pela arbitragem quando envolverem entes estatais. Em outubro de 2017, o Superior Tribunal de Justiça analisou o assunto no julgamento do Conflito de Competência nº 139.519/RJ, relativo a um contrato de concessão entre a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Partindo da análise desse caso e da doutrina especializada, o autor distingue a indisponibilidade do interesse público da disponibilidade de direito estatal e, considerando a dicotomia entre interesse público e interesse da Administração Pública, apresenta um conceito de direito patrimonial disponível estatal.
Sumário

SUMÁRIO: Introdução; 1 Conflito de Competência nº 139.519/RJ; 2 Princípio da indisponibilidade do in-teresse público versus disponibilidade de direito estatal; 2.1 Princípio da supremacia do interesse público sobre o privado; 2.2 Interesse público e interesse da Administração Pública; 3 Bens públicos; 4 Direitos patrimoniais disponíveis da Administração Pública; Conclusão.
  • Direito Patrimonial Disponível da Administração Pública: Tentativa de Definição
  • Direito Patrimonial Disponível da Administração Pública: Tentativa de Definição

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2025.
Acesso em: 12-09-2025. Disponível em: https://mail.arbipedia.com.br/conteudo-exclusivo/5967-direito-patrimonial-disponivel-da-administracao-publica-tentativa-de-definicao.html?category_id=1567

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin