Doutrina

Mediação de conflitos no Brasil: atividade ou profissão?
Mediação de conflitos no Brasil: atividade ou profissão?
Descrição

O presente trabalho trata da importância e consequências da profissionalização da mediaçãoO presente trabalho trata da importância e consequências da profissionalização da mediaçãode conflitos. A abordagem toma como ponto de partida a profissionalização da mediação comoinstituto. Transita-se por alguns critérios de profissionalização da mediação, tais como a adequadaformação e capacitação dos mediadores, a participação do advogado na mediação, a remuneraçãopelo trabalho, os requisitos de qualificação do mediador privado e o reconhecimento legal da mediaçãocomo profissão. Tal rol de critérios não é exaustivo, mas exemplificativo considerando o escopo destetrabalho. Por fim, abordam-se algumas consequências da profissionalização da mediação, concluindocom a opinião pessoal da autora acerca do tema.

Sumário

1 Introdução – 2 Formação e capacitação dos mediadores – 3 Participação dos advogados – 4 Remuneração do mediador – 5 O mediador privado – 6 Reconhecimento legal da mediação como profissão – 7 Consequências da profissionalização da mediação – 8 Considerações finais – Referências.

  • Mediação de conflitos no Brasil: atividade ou profissão?
  • Mediação de conflitos no Brasil: atividade ou profissão?

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2025.
Acesso em: 12-09-2025. Disponível em: https://mail.arbipedia.com.br/conteudo-exclusivo/11346-mediacao-de-conflitos-no-brasil-atividade-ou-profissao.html

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin