A Inteligência Artificial e o seu contributo para o processo de mediação (na forma de negociação assistida por terceiro independente e imparcial). Um robô mediador ou um algoritmo pacificador de conflitos?
Descrição
O trabalho analisa a mediação de conflitos e propõe a utilização da inteligência artificial para auxiliar as partes e os mediadores em sua busca por consenso por meio da utilização de algoritmos tomadores de decisão capazes de criar opções não vinculantes de acordos ou apenas usando a IA para busca de dados.
Sumário
1 A mediação e o processo civil; 1.1 Sucinta descrição da prática da mediação; 2 A Inteligência Artificial e sua participação em nosso cotidiano; 3 A Inteligência Artificial em processos de mediação?; 3.1 O mediador será substituído por um robô?; 3.2 Teremos Inteligência Artificial específica para pacificar?; 4 Boas práticas e cautelas na mediação com a Inteligência Artificial; 4.1 Princípio da confidencialidade; 4.2 Princípio da autodeterminação informativa; 4.3 Princípio da decisão informada e os custos da lA; Conclusão.
RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2025. Acesso em: 12-09-2025. Disponível em: https://mail.arbipedia.com.br/conteudo-exclusivo/11160-a-inteligencia-artificial-e-o-seu-contributo-para-o-processo-de-mediacao-na-forma-de-negociacao-assistida-por-terceiro-independente-e-imparcial-um-robo-mediador-ou-um-algoritmo-pacificador-de-conflitos.html?category_id=193
Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso.Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com Coordenação Ricardo Ranzolin