Doutrina

Análise econômica do dispute boards como forma adequada de resolução e prevenção de disputas
Análise econômica do dispute boards como forma adequada de resolução e prevenção de disputas
Descrição

O presente artigo tem como objeto o estudo do Comitê de Resolução de Disputa – Dispute Boards. A ferramenta de investigação é a análise econômica do direito. A pergunta metodológica que guia o estudo é de que forma os Dispute Boards podem contribuir para maior eficiência dos contratos empresariais. O método empregado é o dedutivo, baseado em pesquisa biblio-gráfica. Para analisar o assunto, o artigo apresenta na seção dois o histórico do instituto, desde suas primeiras aplicações na experiência estrangeira, bem como suas características e espé-cies. Em seguida, a seção três apresenta bagagem teórica da análise econômica do direito (AED), a fim de identificar ferramentas de raciocínio para o presente estudo. A seção quatro aplica a AED aos dispute boards para verificar a eficiência de sua utilização. Por fim, são apre-sentadas as conclusões do estudo.

Sumário

1 Introdução, 2 O que são os Dispute Boards?,  3 Conceitos fundamentais de análise econômica do direito,  4 O uso de Dispute Boards como mecanismo eficiente de resolução de disputas, 5 Considerações Finais.

  • Análise econômica do dispute boards como forma adequada de resolução e prevenção de disputas
  • Análise econômica do dispute boards como forma adequada de resolução e prevenção de disputas

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2025.
Acesso em: 12-09-2025. Disponível em: https://mail.arbipedia.com.br/conteudo-exclusivo/11035-analise-economica-do-dispute-boards-como-forma-adequada-de-resolucao-e-prevencao-de-disputas.html

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin